Afinal, uma contratação errada pode gerar custos desnecessários com treinamento, encargos legais com admissão e demissão, entre outros.
Aliás, a entrevista tem o objetivo de identificar se o candidato está alinhado à cultura do seu negócio e agregará valor a ele.
O problema é que nem todos os gestores ou empreendedores sabem como conduzi-la.
Neste post, daremos 5 dicas eficientes para você acertar na hora da contratação.
Confira!
1. Vá além do que é apresentado no currículo
Antes de fazer a entrevista, pesquise outras informações além das presentes nos currículos dos candidatos.
Você pode buscar o perfil dos indivíduos nas redes sociais — como Facebook e LinkedIn — e observar seus gostos e suas preferências, bem como detalhes do que faziam nas empresas em que trabalharam.
Esses dados serão úteis para elaborar perguntas mais detalhadas e profundas ou, simplesmente, conhecer mais sobre o candidato.
Uma dica é questionar se o entrevistado conhece os objetivos ou a cultura das empresas em que trabalhou ou o que ele achava do ambiente de trabalho, por exemplo.
2. Explore as competências e habilidades do candidato
Interrogue sobre as habilidades técnicas (como formação, cursos e experiência) listadas no currículo e que sejam relevantes para o cargo disputado.
Você pode indagar o nível de conhecimento em cada uma delas, por exemplo.
Porém, também é fundamental analisar as habilidades interpessoais do candidato.
Elas são importantes para saber se ele conseguirá integrar-se com a equipe e entregará bons resultados.
Alguns exemplos desses atributos são:
- empatia;
- liderança;
- resiliência;
- proatividade;
- comunicação;
- trabalho em equipe;
- capacidade de solucionar problemas.
Para identificá-las durante a entrevista, questione como ele lidou com algum conflito de trabalho, como reagiu ao receber uma meta difícil e como lida com os feedbacks negativos.
3. Identifique conexões com o negócio
Quando um colaborador tem uma conexão pessoal com o negócio em que trabalha, ele preza pelo sucesso da empresa, busca crescer nela e torna-se um promotor da marca.
Para verificar se o entrevistado se encaixa na cultura organizacional, pergunte sobre seus valores pessoais e objetivos profissionais no longo prazo, entre outros aspectos.
4. Pergunte sempre que não houver um entendimento sobre um tema
A comunicação durante a entrevista deve ser fluida, transparente e objetiva.
Se o candidato for muito evasivo ou não responder suas perguntas de forma clara, peça para ele repetir a resposta ou reformulá-la.
Assim, você saberá exatamente o que o possível funcionário quis dizer e conseguirá informações mais precisas sobre seu perfil.
5. Marque uma segunda conversa
Muitas vezes, uma entrevista não é suficiente para que você conheça bem um candidato.
Além disso, é possível que ele fique ansioso ou nervoso durante o primeiro encontro, prejudicando as respostas.
Por isso, marque uma segunda entrevista.
Você também pode aproveitar a oportunidade para fazer outras perguntas, analisar a linguagem corporal do candidato mais claramente e tomar uma decisão melhor embasada.
Aprendeu como fazer entrevista de emprego mais completa e proveitosa? Com as nossas dicas, você conhecerá mais profundamente o comportamento, as habilidades interpessoais, as competências técnicas e outras informações relevantes sobre cada entrevistado.
Use-as a seu favor!
Fonte: WeCont by Jornal contabil